Group 2 Created with Sketch.

Notícias

20 agosto 2021

25º Aniversário Tucab

25º ANIVERSÁRIO TUCAB


Quando as estatísticas nos dizem que mais de 90% das empresas desaparecem antes dos primeiros cincos anos de vida e quando concorremos em mercados internacionais cada vez mais competitivos e globalizados, atingir a mítica idade do 25º aniversário, enche de orgulho a equipa Tucab e define bem o ADN resiliente da nossa empresa.


A longevidade das empresas não acontece por acaso ou por sorte, chegámos até aqui porque apesar dos inúmeros percalços pelo caminho, não nos desviámos da estratégia definida, mas essencialmente porque tivemos sempre equipas que vestiram “a camisola Tucab”. Sem dúvida, que os colaboradores da Tucab são o seu ativo mais importante, mais importantes até mesmo do que as próprias marcas e produtos. São pessoas ativas que gostam de fazer, que dão ideias, que nunca dizem que dá muito trabalho e muito menos dizem que não dá. Só uma equipa com este carácter, com esta competência em unidade de esforços e de objetivos, consegue atingir esta longevidade com o estatuto de líder de mercado em alguns produtos e a fabricar outros que são únicos e inovadores em Portugal. Quero agradecer a cada um, pelo esforço e dedicação que colocam, diariamente, no trabalho. Vocês são a prova de que o sucesso se alcança através de talento, determinação e trabalho duro. Estão todos de parabéns pelo excelente trabalho realizado e pelo espírito de união e sacrifício que existe na Tucab. Obrigado a todos.


Fizemos tudo bem ao longo deste longo percurso? Claro que não, e não temos dúvidas que devemos destacar neste percurso os muitos erros cometidos, porque sem eles não teríamos conseguido chegar ao fabrico de tubos e perfis técnicos e únicos em Portugal, assim como, nunca teríamos conseguido ser fornecedores da área médico-hospitalar, automóvel e impressão 3D. Está instituído na Tucab que o erro faz parte da solução, mas o mais importante é ter consciência dele, saber levantar depois de um tombo e manter o foco de que um erro pode ser um dos melhores caminhos para a solução do nosso problema.


Sem errar também fizemos coisas de que nos orgulhamos, como por exemplo: somos a empresa da área de extrusão com mais certificações na Península Ibérica, temos a única sala branca existente em Portugal e Espanha adequada à produção de tubos para dispositivos médicos (certificada com classe 7), somos líderes em Portugal no fabrico de filamento para impressão 3D, de tubo corrugado em Poliamida, de tubos em TPU para as áreas médico-hospitalar e pneumática, etc. 


Mesmo que internamente nos tenhamos esforçado em adquirir as competências e os equipamentos necessários à produção de produtos únicos, competitivos e de qualidade, todas as conquistas já referidas não teriam sido possíveis sem a preferência e fidelização dos nossos clientes, que nos ajudaram a crescer, que confiaram em nós, que continuam a apoiar-nos, a valorizar-nos e a desafiar-nos todos os dias para novos projetos. Sem eles não teríamos chegado aqui. Obrigado a todos por fazerem parte da nossa família e de terem sido decisivos para a esta longevidade.  


Uma palavra especial também para os nossos stakeholders, que nos têm acompanhado neste caminho, nem sempre fácil, cheio de desafios, com momentos inesperados e situações indesejadas. A excelência técnica que a Tucab adquiriu, só foi possível de atingir porque tivemos fornecedores e colaboradores de alguns fornecedores, que acreditaram em nós, que abraçaram os nossos projetos como sendo também seus, que acreditam que os portugueses são tão capazes quanto os outros. Esta parceria de inovação Tucab/Fornecedores, permitiu que alguns produtos que Portugal importava, passassem a ser exportados pela Tucab, contribuindo assim para o equilíbrio da balança comercial, redução da pegada ecológica e criação de postos de trabalho em Portugal. Obrigado a todos, nunca esqueceremos o apoio dado.


Apesar de em 2020/2021 vivermos uma pandemia que tem afetado toda a sociedade e as empresas, transportando-nos para um período muito difícil e conturbado, é com esperança e serenidade que vamos enfrentar os desafios que se avizinham. Se o passado foi de aprendizagem, de investimentos e de inovação, o futuro que visualizamos é de afirmação e de crescimento muito acentuado, uma vez que chegou o momento de potenciar todas as transformações que fomos operando na empresa, com o objetivo de aumentar as quotas de mercado nas áreas medio-hospitalar, pneumática e impressão 3D. Resta apenas agradecer, mais uma vez, a todos os que nos ajudaram a chegar até aqui. OBRIGADO a todos.




Américo Coelho

Gerente Tucab