Group 2 Created with Sketch.

Notícias

30 março 2021

Feedback sobre os nossos Filamentos para Impressão 3D


Tucab-Fabricante português de filamento para Impressão 3D


Sediada no distrito de Leiria, a Tucab é uma empresa que opera desde 1996 no fabrico de tubos, perfis e vedantes. Mais recentemente a empesa apostou numa área de negócio em clara ascensão, que é a Impressão 3D, começando a produzir filamento (diâmetros 1,75 e 2,85mm) nos materiais PLA, PETG, ABS (entre outros). O filamento produzido pela Tucab é bastante popular em Portugal pela sua relação qualidade/preço, sendo possível encontrar este filamento por cerca de 18 EUR (1 KG), o que é um preço bastante competitivo face a outras marcas.


Apesar de o filamento Tucab ter enfrentado alguns problemas no passado, principalmente durante o inicio da pandemia, em que existiu uma procura muito elevada de filamento 3D para a produção de viseiras, clamps de tubo orotraqueal entre outros objetos como suportes para máscaras, etc., mais recentemente a empresa tem vindo a melhorar o processo produtivo e a resolver problemas que foram identificados pelos utilizadores.

 

Recentemente tenho vindo a utilizar filamento que a Tucab me enviou para testar. Experimentei 3 bobinas de PLA (laranja, preto e neutro). Uma vez que a minha impressora, Blocks Zero, não tem base aquecida, ofereci uma bobina de ABS e outra de PET-G a 2 amigos, que gostaram muito do filamento e não experienciaram nenhum problema.


Embalamento


As bobinas vêm embaladas a vácuo, como não poderia deixar de ser e está presente um saco de sílica para absolver humidade.


Enrolamento


Embora não seja o enrolamento mais perfeito que vi até ao momento, e certamente já utilizei filamento de mais de 10 fabricantes diferentes, o enrolamento é muito bom e não existiriam problemas de filamento entrelaçado. Neste ponto acho que nenhuma outra marca que testei até ao momento, mesmo as mais premium, bate os filamentos da BQ, Easy Go (entretanto a BQ desapareceu do mercado). Sobre esse assunto escrevi este artigo e 2018.



Nesta bobina de PLA preto, e já depois de ter utilizado uma boa quantidade de filamento, é possível verificar o modo de enrolamento, que é constante ao longo de toda a bobina.


PLA


Imprimi algumas dezenas de peças em PLA, quase sempre a temperaturas a rondar os 230ºC e não tive nenhum problema, nem de aderência à base de impressão da Blocks Zero, de acrílico, nem de qualquer outra natureza. As peças ficaram com uma qualidade e acabamentos muito bons. Apenas no filamento preto tive que fazer um ajuste na temperatura para 210º porque em temperaturas mais altas estava a ter dificuldades em remover as peças da base da impressora. Por mais de uma vez, ao forçar a remoção com um bisturi, as primeiras camadas “descolavam” entre si. Estes ajustes de temperatura entre filamentos, mesmo dentro do mesmo material e fabricante, são normais.



Na imagem seguinte é possível ver em detalhe (clique na imagem para abrir em tamanho maior) a consistência das camadas de uma das peças que imprimi




Diâmetro do filamento


Medi várias vezes o diâmetro do filamento com um paquímetro digital (a utilização deste equipamento logicamente poderá não ter um rigor absoluto), e o mesmo é muito constante, a rondar 1,75mm. Como acontece com qualquer filamento de qualquer marca, é normal existir uma ligeira variação, positiva ou negativa, ao longo do filamento. Essa variação é normalmente de +-0,05mm, sendo este valor considerado como aceitável.




Na página da Tucab, ao aceder à área “FIL 3D” e posteriormente dentro de cada filamento, poderá consultar os valores recomendados pelo fabricante, no que diz respeito à temperatura de impressão (nozzle), temperatura da mesa entre outras recomendações.

O filamento Tucab é uma excelente opção para todos os utilizadores, desde os amadores até aos profissionais. A empresa é muito receptiva a receber criticas e sugestões de melhoria, numa perspectiva de melhoria continua. Por isso, se imprime com filamento Tucab e o mesmo não está a corresponder às suas espectativas, ou se pelo contrário, está satisfeito mas mesmo assim acha que algo pode ser melhorado e tem uma sugestão, então contacte a Tucab (ou o distribuidor/revendedor). Só assim a qualidade do filamento poderá continuar a ser melhorada. Os filamentos Tucab podem ser encontrados à venda em lojas como EvoltKh4M3L3ON,  Mauser, entre outras.


Sugestões de melhoria:

  • As fichas técnicas deveriam estar acessíveis diretamente na página da Tucab, e deveriam ser mais completas.
  • Para além de estarem presentes na caixa, as referencias de cada produto poderiam estar presentes também na própria bobina.
  • Em cada bobina poderia existir informação referente à temperatura de impressão (ou intervalo) recomendada.


Autor: Carlos Moreira

Blog:  CLIQUE AQUI PARA VER O ARTIGO ORIGINAL


Tem interesse nos nossos Filamentos? Preencha o formulário abaixo e entraremos em contacto consigo!