Group 2 Created with Sketch.

Notícias

5 junho 2021

Novo Filamento 3D produzido a partir de desperdícios de plástico dos makers

Projeto inovador Português vai revolucionar o desperdício de Plástico na Impressão 3D 


No dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, a TUCAB lançou através da marca Fil3D, um projeto ambicioso  que visa dar uma segunda vida às peças de impressão 3D, “Fil2ndlife”. Este projeto surge da necessidade da TUCAB, enquanto empresa transformadora de plástico, incutir práticas de sustentabilidade ambiental nos seus processos e produtos.


O “Fil2ndlife” será produzido com desperdícios derivados da impressão 3D e do processo produtivo da TUCAB, que vão ser devidamente transformados e reutilizados neste novo filamento, dando-lhes uma 2ª vida.

 

A TUCAB, é uma empresa que tem como foco a produção de produtos plásticos, e tem consciência da importância de reintroduzir nos seus processos materiais recuperados, minimizando assim a quantidade de resíduos enviados para aterro. A quantidade de resíduos produzidos por habitante em Portugal tem vindo a aumentar significativamente ao longo dos últimos anos, e em 2019 atingiu cerca de 500 kg de resíduos por habitante.

 

Como é do conhecimento da comunidade de impressão 3D, neste tipo de impressão são produzidos vários tipos de resíduos, sendo que, atualmente não existe nenhum local que permita a sua separação e reintrodução, culminado inevitavelmente no seu envio para o lixo comum que posteriormente será enviado para aterro.


O projeto Fil2ndlife tem como objetivo o reaproveitamento dos desperdícios plásticos provocados, decorrentes de impressões sem sucesso, suportes… etc.

 

Devido aos diferentes tipos de materiais utilizados na impressão 3D, as peças ao serem depositadas na caixa, devem ser colocadas na abertura correspondente e ao serem rececionadas na TUCAB serão analisadas de modo a garantirmos que não existe qualquer tipo de contaminação de materiais, por exemplo, não podemos correr o risco que PETG tenha sido colocado na abertura de PLA e vice-versa.

 

Após chegarem à TUCAB como vamos RECICLAR os DESPERDÍCIOS 3D?

Confirmação da matéria prima das peças com recurso a um equipamento de laboratório.


 As peças serão sujeitas a um processo de trituração mecânico


3º Após a obtenção da mistura o material é submetido exatamente ao mesmo processo do material virgem. 

Dando Origem ao Filamento Fil2ndlife 

O FIL2ndlife surge da necessidade de garantirmos um mundo da impressão 3D sustentável e amigo do ambiente, porque é da responsabilidade de todos nós cuidar do planeta.

 

Consumir filamento nacional reduz a pegada ecológica, porque comprar um produto que é produzido e comercializado a poucos quilómetros de distância, não tem a mesma emissão de CO2 que um produto que percorra milhares de quilómetros até chegar ao consumidor

 

O nosso projeto tem como principal interveniente o utilizador, e para ter sucesso necessita do envolvimento da comunidade de Makers.

 

Com esta Inovação da Marca Fil3D, a Tucab pretende estendê-la às restantes marcas, de tubos perfis e vedantes da empresa, e assumir um papel proactivo na procura de novos caminhos e na criação de novas redes de sustentabilidade, criando soluções que potenciam a responsabilidade e sustentabilidade ambiental. Provando que a solução para os plásticos está do lado dos consumidores, mas também dos transformadores de plásticos.



Colabore e deposite os seus desperdícios 3D nas Caixas que estamos a entregar aos nossos distribuidores por todo o país.

 

Pode ver onde estão localizadas as nossas Caixas para Recolha de Desperdícios de Plástico 3D AQUI

 

Procure já a Caixa mais perto de si, ficamos à espera da tua colaboração para tornar o mundo da impressão 3D, um mundo mais amigo do ambiente!


Veja mais informações AQUI


Joana Azevedo

Diretora da Produção