← Voltar às notícias

Impressão 3D ao Serviço da Conservação Florestal

Impressão 3D ao Serviço da Conservação Florestal

Impressão 3D ao Serviço da Conservação Florestal 

A profissão de guarda-florestal exige equipamentos adaptáveis, resistentes e, muitas vezes, personalizados para condições extremas. A impressão 3D surge como uma aliada, permitindo criar soluções sob medida para apoiar as atividades de vigilância, monitorização e preservação das florestas.

Soluções adaptadas ao terreno e à missão

Com a impressão 3D é possível produzir, no próprio posto de vigilância ou base operacional:

  • Suportes e adaptadores para binóculos, câmaras fotográficas e dispositivos de monitorização;

  • Proteções e capas personalizadas para rádios e GPS;

  • Ferramentas de reparação rápida para equipamento de campo.

Rapidez e autonomia

Os guardas-florestais podem beneficiar da produção imediata de peças sem depender de fornecedores distantes. Com um simples ficheiro digital, é possível substituir um componente essencial no mesmo dia.

Resistência para ambientes exteriores

Utilizando filamentos técnicos como PETG, ABS ou compostos com fibras, as peças impressas em 3D oferecem durabilidade e resistência a intempéries, variações de temperatura e humidade.

Sustentabilidade e reaproveitamento

Através da gama Fil2ndLife da TUCAB, é possível criar peças funcionais a partir de plástico reciclado, contribuindo para práticas mais sustentáveis no setor florestal.

Falar com a TUCAB