Group 2 Created with Sketch.

Notícias

24 setembro 2021

A TUCAB contribui para a Sustentabilidade Ambiental nas suas produções de Tubos, Perfis e Vedantes

A TUCAB CONTRIBUI PARA A SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL NAS SUAS PRODUÇÕES DE TUBOS, PERFIS E VEDANTES


A preocupação com o meio ambiente é uma constante na TUCAB, e temos a consciência que o futuro das gerações vindouras está diretamente relacionado com as práticas que implementamos no presente.


A TUCAB dispõe atualmente de 14 linhas de transformação de plástico por extrusão, as quais processam vários tipos de polímeros (PVC, PP, PE, ABS, TPU, PEBD, PEAD, PA6, PLA, SEBS, PETG, EVA…). Decorrente do processo de produção da nossa gama de produtos (tubos, perfis e vedantes) existe a produção de desperdícios em três momentos distintos:

  • Desperdício de arranque de produção: produto não conforme produzido quando estamos a arrancar com a produção de um determinado produto e a efetuar as devidas afinações de acordo com as especificações definidas para o produto;


  • Desperdício de produção: produto não conforme produzido no decorrer da produção (após afinação) por imponderáveis decorridos na produção;


  • Desperdício de fim de produção: produto não conforme produzido aquando a paragem da produção.

Os desperdícios são devidamente tratados com o objetivo de serem reintroduzidos no processo, de modo a minimizar perdas de recursos, reprocessando o material triturado juntamente com a matéria prima de origem (numa proporção definida) ou apenas utilizando material derivado de desperdícios. Para tal processo, os desperdícios são submetidos a um processo de separação, que nos permite garantir que não existe contaminação de materiais com diferentes características, e posteriormente a uma de trituração mecânica nos nossos moinhos que permitem a obtenção do material numa granulometria favorável para ser novamente extrudido, ao qual designamos por moídos.

Desperdícios: 

 •Arranque de Produção •Fim de produção

Trituração dos Moídos: Submetidos a um processo mecânico internamente para diminuição da granulometria e reintrodução no processo


Reintrodução 

Os desperdícios são reintroduzidos no processo de produção (o qual depende das especificações do material triturado ou do produto final)

A reintrodução dos materiais moídos, derivados dos nossos desperdícios é um processo que necessita de uma análise rigorosa de modo a garantirmos que não existem variações e/ou contaminações no produto final, e está sempre dependente das especificações do produto final. Deste modo, a TUCAB tem alguns produtos que são produzidos com 100% dos nossos desperdícios, permitindo a reintrodução dos materiais de uma forma massiva e minimizando assim a pegada ecológica da nossa produção.


É também importante referirmos que a nossa incorporação de materiais recuperados é muito superior à produzida internamente, sendo necessário a aquisição de materiais recuperados aos nossos parceiros de modo a colmatar as necessidades da produção para fornecer aos nossos clientes um produto mais sustentável.


Quer Tubos, Perfis e Vedantes que garantam uma pegada ecológica mais sustentável?


A TUCAB tem uma vasta gama de produtos (Tubos, Perfis e Vedantes) em que inclui a introdução dos seus desperdícios, e tem capacidade de resposta para desenvolver produtos à medida do cliente com a total reutilização de materiais.


Estamos conscientes que atualmente a temática dos plásticos é uma preocupação para o meio ambiente, mas é a nossa responsabilidade como fabrica de transformação de plásticos minimizar os desperdícios produzidos e o seu consequente envio para aterro, garantindo deste modo a sua reintrodução no produto final.


Conheça todos os nossos produtos aqui: https://www.tucab.pt/pt/Produtos

Joana Azevedo

Diretora da Produção