Group 2 Created with Sketch.

Notícias

3 março 2022

A TUCAB destaca-se pela inovação do seu processo produtivo e produtos

A TUCAB destaca-se pela inovação do seu processo produtivo e produtos


A Inovação é uma constante no dia a dia da TUCAB, quer no desenvolvimento de novos produtos quer na resolução de problemas e melhoria do nosso processo produtivo. 

Inovação no Processo Produtivo

O nosso processo produtivo é, diariamente, acompanhado de forma a garantirmos a validação dos requisitos do produto em produção, e quando são identificados desvios à sua conformidade, procede-se a uma análise exaustiva dos parâmetros de processo, de forma a correlacioná-los.


O processo de produção por extrusão, é um processo complexo e com um elevado número de variáveis, e muitas vezes, devido à influência de variáveis externas (como por exemplo a temperatura ambiente) é largamente afetado, acabando por gerar não conformidades. O departamento de inovação da TUCAB, tem igualmente como missão estudar os processos produtivos dos seus tubos, perfis e vedantes, alvos de desvios significativos, e implementar ações de melhoria que visem minimizar as alterações que possam ocorrer, potenciando a estabilidade do processo produtivo, o que irá culminar no cumprimento dos requisitos do produto e na satisfação do nosso cliente.


Na TUCAB, consideramos que os nossos processos não são estáticos, e à medida que inovamos e temos conhecimentos de novos desenvolvimentos, procedemos, de imediato, à análise dos processos existentes e adaptamos o conhecimento adquirido aos mesmos. 

Inovação com foco na economia circular e sustentabilidade dos nossos processos

A TUCAB tem um grande foco na Inovação do seu processo produtivo no que diz respeito à Economia Circular e à Sustentabilidade dos processos, garantindo a reintrodução de todos os desperdícios de produção. Temos consciência que a reintrodução de desperdícios é uma ação de elevada importância para minimizar a quantidade de resíduos gerada pela TUCAB, contudo,  este processo de introdução de desperdícios no processo produtivo, muitas vezes, tem que ser acompanhado por estudos de viabilidade de forma a analisarmos os resultados e adaptarmos o processo, garantindo que é definido o correto rácio de incorporação, que garanta a estabilidade do processo de produção e o cumprimento das especificações necessárias.


Este processo de reintrodução de desperdícios permite uma sinergia de elevada importância entre a Inovação e a preocupação ambiental, uma vez que a TUCAB é igualmente certificada pela ISO 14001 – Sistema de Gestão de Qualidade Ambiental.


Certificação pela NP 4457 - Sistema de Gestão da Investigação, Desenvolvimento e Inovação

A filosofia de inovação da TUCAB é suportada pela cultura de resiliência que é incutida na TUCAB diariamente, bem como pela certificação pela NP 4457 - Sistema de Gestão da Investigação, Desenvolvimento e Inovação, a qual foi obtida em 2019.

 

Produtos Inovadores

A presença da inovação no dia-a-dia da TUCAB culmina na produção de produtos inovadores, a qual se pode orgulhar de ser a única empresa em território nacional que dispõe de:


  • Produção de filamentos para a impressão 3D, FIL3D;
  • Sala Branca (Clean Room) certificada para a produção de tubos médicos-hospitalares mediante o processo de extrusão, a qual é suportada pela certificação do seu Sistema de gestão da Qualidade de Dispositivos médicos de acordo com a ISO 13485;
  • Produção de tubos corrugados de Poliamida 6.


Se tem um projeto de Tubos, Perfis e Vedantes e necessita de um parceiro com espírito inovador, a TUCAB tem conhecimentos e infraestruturas adequadas para responder às suas necessidades.


Contacte-nos através do email comercial@tucab.pt

Conheça os nossos produtos aqui: https://www.tucab.pt/pt/Produtos

Joana Azevedo

Diretora da Produção e da Inovação