Group 2 Created with Sketch.

Notícias

20 setembro 2019

A Tucab está no topo da tecnologia de extrusão

Com vasta experiência no mercado, desde 1996, a Tucab solidificou a sua capacidade de inovação e adaptação às necessidades dos seus clientes. Especialista no processo de extrusão, a empresa oferece soluções no fabrico de tubos, perfis e vedantes de plástico, aplicáveis nos mais variados setores de atividade.

 

A Tucab diferencia-se no trabalho personalizado, ou seja, desenvolve todo o processo desde a ideia do cliente, aos desenhos, às ferramentas, matérias-primas, métodos de produção e embalagem.

 

Conta no seu processo produtivo com onze linhas de produção, onde são fabricados tubos, perfis e vedantes com diferentes especificidades, quer pela diversidade de possibilidade de durezas e cores das matérias-primas utilizadas, quer no tratamento do produto já acabado com a possibilidade de impressão de marcações ou logotipos, furação ou corte à medida. A abrangência de produtos permite que a empresa opere em vários nichos de mercado.

 

Líder de mercado em tubos de gás (com os tubos certificados), filamento para impressão 3D, tubos corrugados em PP e Poliamida e tubos para aspiração central é parceira de grandes empresas há muitos anos, fornecendo produtos de qualidade que obedecem às rigorosas normas que lhes estão subjacentes.

 

Já no âmbito do setor médico-hospitalar, as exigências de qualidade dos produtos são também desafiantes. A grande aposta nesta área reflete-se no avanço da inovação e tecnologia que a empresa tem desenvolvido, sendo a única empresa na Península Ibérica da área da extrusão de tubos, com Sala Branca certificada com classe 7 pela ISO 14644 na qual produz os tubos, alargando a certificação à própria TUCAB pela ISO 13485 – Fabricante de dispositivos medico-hospitalares.

 

Inovação, Qualidade e Ambiente

 

A inovação tecnológica é um dos grandes fatores de diferenciação. Uma verdadeira alavanca para o aumento da competitividade, promovendo o pioneirismo e a fiabilidade das soluções que a empresa disponibiliza aos seus clientes. A Tucab reconhece que para se manter no “topo da tecnologia de extrusão” com espaços, equipamentos e técnicas diferenciadas, é necessário gerir e potenciar a aprendizagem, o desenvolvimento e a investigação, para isso apostou e está a poucos dias de obter a certificação da NP 4457 – Gestão de Investigação, Desenvolvimento e Inovação.  

 

Toda esta inovação e desenvolvimento produtivo e de qualidade, só é possível por se encontrar suportado em software específico desenvolvido à medida da empresa, ou seja, a Indústria 4.0 é já uma realidade na Tucab.

 

Além da inovação, outra das preocupações da Tucab é a qualidade dos seus produtos, daí ser também certificada pela ISO 9001, que define entre outras ações, a periocidade e o tipo de verificação a realizar para garantir que o produto cumpre os requisitos definidos pelo cliente. Dispomos ainda de um laboratório onde as matérias-primas são analisadas tendo em conta as características do produto a que se destinam.

 

No universo dos plásticos em que a Tucab se insere, a ligação e a preocupação com o ambiente torna-se cada vez mais um fator de relevo. Neste sentido, assumimos a nossa responsabilidade em relação à pegada ecológica, reintroduzindo todos os nossos desperdícios de novo no processo de produção e ainda, adquirimos plástico reciclado para a produção de produtos em que os seus requisitos o permitam, ou seja, colocamos no mercado produtos reciclados em maior quantidade do que os desperdícios que produzimos, sendo também de realçar, que nenhum dos nossos produtos é de utilização única.

 

O nosso compromisso com o ambiente é de tal ordem, que temos praticamente finalizada a certificação da empresa pela ISO 14001 – Sistema de Gestão Ambiental, cuja distinção acreditamos obter no próximo mês de Novembro, altura em que se realizará a 2ª fase da auditoria.

 

Responsabilidade social

 

A Tucab tem consciência da relevância que os colaboradores têm para o sucesso da empresa, daí serem a prioridade das prioridades e para isso damos especial atenção à sua formação, à disponibilidade para conciliarem atividade profissional com as suas vidas familiares, assim como às condições de trabalho. Para potenciarmos todas estas valências estamos também em fase de conclusão da certificação da empresa pela ISO 45001 – Sistema de Gestão de Saúde e Segurança.

 

A política social está presente na filosofia empresarial da Tucab de tal forma que também convidamos e incentivamos os nossos parceiros e fornecedores a caminharem no mesmo sentido que nós.

 

TUCAB parceiro com conhecimentos e de confiança

 

O enorme investimento realizado pela Tucab em instalações, equipamentos, qualidade e conhecimento, juntando a tudo isso os seus quase 25 anos de experiência, permite que hoje a indústria portuguesa tenha um parceiro de confiança, um parceiro que dá resposta aos seus desafios, aos seus problemas e que também tem capacidade para produzir aquilo que até agora se via obrigada a importar. Estamos no mercado para ajudar com o nosso know-how a encontrar de soluções inovadoras e competitivas MADE IN PORTUGAL. A indústria nacional precisava deste tipo de parceria e nós aqui estamos com muita vontade de colaborar com os nossos parceiros