Group 2 Created with Sketch.

Notícias

26 abril 2021

Dia da Produção Nacional

Comprar produtos nacionais é, sem dúvida, a melhor solução em termos económicos, sociais e ambientais para sairmos desta crise


A atual crise de saúde pública, social e económica, criada pelo Covid-19, trouxe à “luz do dia” a inconcebível   dependência da Europa em relação à China no fornecimento de produtos, muito deles vitais para a sociedade, como se verificou recentemente com as máscaras, os ventiladores e equipamentos de proteção.

 

Por isso, nada mais atual do que sensibilizar os consumidores, no Dia da Produção Nacional que se comemora, hoje, dia 26 de Abril, para comprarem mais “Made In Portugal” e para as muitas vantagens daí inerentes.

 

É tempo de olharmos de forma diferente para um conjunto de escolhas e decisões que tomamos diariamente, no sentido de colocarmos no “carrinho” mais produtos fabricados em Portugal. Essa opção fará toda a diferença no fomento da economia interna e na melhoria do bem-estar da população.

 

Entre as inúmeras vantagens em consumir produtos nacionais, destacamos: 


  • Contribui para o crescimento da economia nacional
  • Diminui o déficit da balança comercial
  • Cria postos de trabalho
  • Torna as empresas nacionais mais competitivas e de maior dimensão
  • Promove a fixação das populações

 

Além dos aspetos económicos e sociais que referi, comprar produtos nacionais também tem vantagens ambientais como:


  • Reduzir significativamente a pegada ecológica, porque a distância entre o produtor e o consumidor deixam de ser milhares de quilómetros e passam a ser algumas dezenas ou no pior dos cenários centenas de quilómetros.
  • Proximidade entre o fabricante e o consumidor, promove e torna muito mais fácil e viável a economia circular.

 

Não posso deixar de registar, que como todos sabemos a China não respeita os diretos humanos nem os direitos das empresas, ainda recentemente proibiu a venda dos produtos da Adidas, Nike e da H&M nos sites chineses, porque estas se insurgiram contra a exploração da minoria uigur.  

 

A Tucab tem contribuído muito para o desígnio do “Made in Portugal” ao fabricar e comercializar produtos únicos em Portugal, como por exemplo: filamentos para impressão 3D, tubos para dispositivos médicos em PVC e TPU fabricados em Sala Branca, tubos corrugados em Poliamida, tubos espirais, perfis com cola incorporada, etc…

 

Se todos fizermos a nossa parte comprando produtos nacionais, Portugal ficará melhor e se Portugal estiver melhor, os portugueses também estarão. Faça a sua parte!


Américo Coelho

Gerente Tucab

Tem interesse nos nossos produtos? Clique no menu do seu lado esquerdo e veja mais informações sobre os nossos produtos!