Group 2 Created with Sketch.

Notícias

26 novembro 2020

Estudo Comparativo das Propriedades Termomecânicas e Resistência Química de Elastómeros

A TUCAB está totalmente familiarizada com os conceitos de sustentabilidade e ecologia, tornando-os uma prioridade na sua área de negócio, pretendendo identificar materiais alternativos com um impacto reduzido para o meio ambiente.

Neste sentido, a TUCAB desenvolveu em conjunto com o Departamento de Engenharia Química da Universidade de Coimbra uma dissertação de mestrado com o objetivo de analisar e comparar as propriedades termomecânicas e de resistência química do EPDM (Borracha de Etileno – Propileno – Dieno) e o SEBS (Estireno – Etileno/Butileno – Estireno).

Sucintamente, o EPDM é um elastómero vulcanizado o qual é vulgarmente designado por borracha, enquanto que o SEBS é um elastómero termoplástico vulgarmente designado de TPE.

O SEBS possui um método de processamento mais simples face ao EPDM , com menos etapas ao que está associado um controlo de qualidade mais simples e económico, sendo a sua principal vantagem  a contribuição para as políticas de economia circular uma vez que permite a sua reciclabilidade sem limitar ou reduzir as suas propriedades, minimizando os desperdícios de produção das industrias transformadoras que podem reprocessar o material com baixos recursos energéticos. (PEREIRA,2020)

O aumento da utilização dos termoplásticos pode ter um impacto positivo significativo nas políticas de sustentabilidade e economia circular, devido à sua reciclabilidade. Os termoplásticos elastómeros (TPE) são recuperados e os seus desperdícios são inseridos nas diferentes produções. (PEREIRA,2020)

Um dos estudos realizados visava a comparação da resistência química de vários tipos de SEBS em comparação com o EPDM, que nos permite concluir que o SEBS Preto utilizado no estudo tem uma resistência química muito semelhante ao EPDM quando exposto a vários químicos. Os resultados são igualmente coincidentes quando se efetua o estudo de Weathering que visava a exposição dos diferentes materiais às condições atmosféricas ( Consultar as fotos indexadas à publicação)

 

 

A utilização e desenvolvimento de polímeros irão garantir o futuro sustentável, pois a sua imensa variabilidade e aplicações tornam este grupo de materiais extremamente apropriados para imensas aplicações. Os termoplásticos são materiais poliméricos altamente recicláveis cujo processamento é claramente mais simples, quando comparados com as borrachas. Os materiais de borracha, termoendurecíveis, não permitem uma facilitada reciclagem e o seu fabrico, como já referido contribui significativamente para a pegada ecológica.  (PEREIRA,2020)

A TUCAB tem à sua disposição uma vasta gama de elastómeros termoplásticos, nomeadamente diferentes graus e cores de SEBS para se adequarem às vossas necessidades.

 

PEREIRA, D.M.N (2020). Estudo Comparativo das Propriedades Termomecânicas e Resistência Química de Elastómeros utilizados com vedantes. Dissertação realizada no âmbito do Mestrado Integrado em Engenharia Química e entregue ao Departamento de Engenharia Química da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de Coimbra,pp v,3,15,33, 43-44.