A tecnologia deve servir todas as pessoas. E no campo da educação especial, a impressão 3D está a tornar-se uma ferramenta fundamental para promover a inclusão, personalização e participação activa de alunos com necessidades educativas específicas.
Com os filamentos Fil3D, é possível criar recursos adaptados de forma acessível, prática e rápida — seja em escolas, centros de apoio, salas de terapia ou instituições de ensino superior.
Alunos com baixa visão: produção de letras, símbolos e mapas em relevo;
Alunos surdos: impressão de materiais visuais com formas, gestos ou apoio à linguagem gestual;
Necessidades motoras: utensílios adaptados, pegas grossas, peças de encaixe acessíveis;
Autismo ou dislexia: jogos educativos com pistas visuais/táteis, moldes sequenciais ou apoio a rotinas visuais.
Uma escola inclusiva imprime, com PLA PRO, peças para um “alfabeto tátil” em 3D, com letras, números e texturas;
Num centro de reabilitação, são usados moldes de coordenação motora para exercícios com crianças com paralisia cerebral;
Famílias e educadores imprimem brinquedos sensoriais personalizados com Fil2ndLife — duráveis, económicos e seguros;
Terapeutas ocupacionais criam jogos e puzzles com peças maiores e adaptadas a dificuldades motoras finas.
Integração da impressão 3D nos Planos Educativos Individuais (PEI);
Impressoras nas escolas com modelos partilhados entre professores;
Utilização de Fil3D como ferramenta de mediação para terapeutas, educadores e técnicos;
Impressão de próteses ou ajudas técnicas simples com filamentos reciclados.
PLA – Ideal para peças educativas táteis e duráveis;
Fil2ndLife – Sustentável, económico e seguro para jogos e protótipos;
PETG – Recomendado para peças mais robustas ou com contacto prolongado.
Com criatividade, empatia e tecnologia acessível, a impressão 3D pode mudar vidas na sala de aula. E com os filamentos Fil3D, essa mudança está ao alcance de todos — camada a camada.
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