Group 2 Created with Sketch.

Notícias

28 fevereiro 2023

O que são termoplásticos e quais a Tucab trabalha?

Os termoplásticos, tal como o próprio nome indica, são uma espécie de plástico formado por polímeros unidos através de interações intermoleculares resultando em estruturas lineares ou ramificadas. Esta categoria de plásticos, quando submetidos a elevadas temperaturas transformam-se num material viscoso e maleável. Esta mudança de estado, permite a elaboração de uma infinidade de formas, passando a solidificar-se com a sua refrigeração.


Esta característica permite que os termoplásticos estejam cada vez mais presentes nas nossas vidas, visto que podem adotar qualquer formato que possamos imaginar e paralelamente, realizar o processo de modelagem em diversas ocasiões favorecendo a economia circular e o meio ambiente. No entanto, é importante considerar a sua história térmica, pois as propriedades físicas do material irão mudar gradualmente e as interações moleculares irão enfraquecer à medida que o material é aquecido e refrigerado para adquirir novos formatos.


Agora o que sabemos o que é um termoplástico, que tipos a Tucab trabalha?

Aqui está uma lista dos mais usados:


PE (polietileno)

O polietileno é o polímero quimicamente mais simples. É um material que funciona muito bem em baixas temperaturas e é fácil de soldar. Extremamente versátil, o que aliado ao baixo preço e facilidade de fabricação a torna um dos plásticos mais utilizados no mundo. Este termoplástico é amplamente utilizado na fabricação de todos os tipos de bolsas/sacos, recipientes herméticos, tubos de irrigação, película aderente de cozinha e muito mais.

PP (polipropileno)

É um material transparente e leve que não absorve água e é muito resistente a fissuras por tensão. Exemplos de aplicações são fibras têxteis, acoplamentos, contentores de transporte, tapetes, cordas, embalagens e móveis.

PVC (cloreto de polivinila)

É um plástico bastante polivalente, é resistente a adversidades como desgaste, influências químicas, climáticas e fogo. É utilizado na indústria de papel e na fabricação de embalagens para alimentos, cartões de crédito, móveis, brinquedos e roupas.


TPU

O TPU é uma abreviação para termoplástico de poliuretano, que corresponde a um elastômero de poliuretano que apresenta as seguintes propriedades: elasticidade, transparência, resistência a óleos, graxa e abrasão. É por essa razão que o produto acaba sendo bastante requisitado em diferentes setores.


SBEBS

Os TPE (SEBS ou SBS) são materiais que se comportam de forma semelhante à borracha, mas com semelhanças ao plástico. São materiais com duas fases. Uma fase de borracha do tipo elastómero flexível, que lhes confere as propriedades típicas do toque suave, da elasticidade, da flexibilidade e da temperatura mínima de utilização. E uma fase plástica rígida que determina a dureza, reciclagem e temperatura máxima de utilização. Aplicações habituais: Solas de sapatos, juntas, tampas elétricas, tapetes, cabos, molas de cama, agitadores, escovas de dentes, rodas,…


HDPE - Polietileno de alta densidade

O PEAD, polietileno de alta densidade (em inglês HDPE – high density polyethylene) é um polímero da família das poliolefinas, com propriedades mecânicas e térmicas interessantes, fazendo com que seja muito utilizado pela sua alta durabilidade e facilidade de instalação. O polietileno de alta densidade (PEAD) é o mais consumido mundialmente. Possui muitas vantagens quando comparado com os outros tipos de polietileno, pois sua estrutura química é linear, ou seja, possui poucas ramificações laterais, aumentando sua densidade, cristalinidade, força e opacidade. Essa linearidade também faz com que o PEAD suporte maiores temperaturas, com picos de 120° C e temperaturas contínuas de 110° C.


LDPE (polietileno de baixa densidade) 

Este é dos plásticos mais utilizados e não por acaso, é muito estável, versátil, barato e tem excelentes propriedades isolantes, é fácil de processar e pode entrar em contacto com alimentos. Este termoplástico pode ser encontrado em garrafas, contentores e contentores de transporte, embalagens e brinquedos.


PETG

O PETG (Polietileno Tereftalato Glicol) é um termoplástico adaptado do famoso plástico PET (tereftalato de polietileno). Contudo, o PETG é mais resistente, durável e indicado para aplicações de altas temperaturas sem perder suas características.


PLA

O PLA é um termoplástico biodegradável de origem natural e de fontes renováveis, como amido de milho ou cana-de-açúcar.

A utilização do material PLA é bem antiga no mercado em geral, sendo usado principalmente para fabricação de sacolas plásticas e copos descartáveis.


ABS (acrilonitrila butadieno estireno)

É um termoplástico amorfo muito resistente a choques e muito utilizado na indústria automóvel e doméstica. Uma das suas propriedades mais importantes como plástico de engenharia é sua alta tenacidade, mesmo em baixas temperaturas. Ao mesmo tempo, é duro, rígido, tem uma baixa absorção de água e uma resistência química aceitável. É muito resistente à abrasão e pode ser facilmente coberto com camadas metálicas.Um dos usos mais populares é nas peças da LEGO.


EVA

EVA (etileno vinil acetato) é um termoplástico feito por polimerização de etileno e acetato de vinil para formar um copolímero. É um material reticulado, o que significa que uma reação química ocorreu durante o processo de moldagem por injeção, formando fortes pontes entre as longas cadeias poliméricas.