Group 2 Created with Sketch.

Notícias

26 maio 2023

Tipos de Plástico – Saiba qual é o mais adequado para seu produto

Os tipos de plástico diferenciam-se pela extensão e estrutura dos polímeros, além da sua usabilidade, por ser matéria-prima de diversos produtos usados no nosso dia a dia. Estima-se que a produção de plástico seja mais de 200 milhões de toneladas ao ano e isso deve-se, principalmente, ao baixo custo de produção e à durabilidade que eles têm em comparação aos outros tipos de materiais.


São um grupo pertencente a uma categoria maior de materiais chamados de polímeros. Os polímeros são originados a partir de uma fração do petróleo chamada nafta e também de fontes renováveis, como o plástico feito a partir do milho, da beterraba, da mandioca, da cana-de-açúcar, etc. Eles são divididos em dois grupos, de acordo com as suas características de fusão ou derretimento:


Os termoplásticos mais utilizados são materiais que podem ser remoldados, quando submetidos a aquecimento, devido à sua estrutura menos rígida formada por interações que se quebram sob aquecimento e se restabelecem ao serem arrefecidas. Esse processo pode ser repetido várias vezes. Os termoplásticos correspondem, portanto, a 80% dos plásticos consumidos. Por exemplo: PET, PEAD, PVC, PEBD, PP, PS e outros.


Os termorrígidos ou termofixos são aqueles que não derretem quando aquecidos, o que impossibilita a sua reutilização através dos processos convencionais de reciclagem. Por exemplo: PU, EVA, etc.


A seguir, veremos a diferenciação mais básica entre os tipos de plástico:



1. PP ou Polipropileno

O Polipropileno é um polímero ou plástico derivado do propeno ou propileno. Algumas das suas características incluem ser inquebrável, transparente, brilhante e rígido. É bastante utilizado em filmes para embalagens e alimentos, embalagens industriais, potes e seringas descartáveis. É reciclável.

 

2. PEBD ou Polietileno de Baixa Densidade

 O Polietileno de Baixa Densidade é obtido através da polimerização do etileno, é o polímero de estrutura química mais simples. Por ser um termoplástico, o PEBD é reciclável. É um plástico flexível, leve, transparente e impermeável. Pode ser aplicado em sacos de supermercados, sacaria industrial, bolsas para soro medicinal, entre outros.

 

3. PEAD ou Polietileno de Alta Densidade

 O PEAD é obtido através da polimerização do etileno e conhecido também como eteno.  Por ser um termoplástico, o PEAD é reciclável. É um plástico inquebrável, resistente a baixas temperaturas, leve e impermeável. É bastante aplicado em embalagens de detergente e óleos automotivos, garrafeiras, tampas, potes, embalagens de leite de plástico, garrafas de sumo, frascos de champô, etc.

 

4. PEBDL ou Polietileno de Baixa Densidade Linear

 É obtido através da polimerização do etileno. O fato de ser polimerizado sob baixas pressões, torna a produção do PEBDL mais económica que a do PEBD convencional, fazendo deste material uma ótima alternativa para aplicações que necessitem de propriedades intermediárias entre o PEBD e o PEAD. É um material menos translúcido que o PEBD, e possui maior resistência mecânica. Pode ser aplicado em filmes, sacos, caixas de água, embalagens em geral.

 

5. EVA ou Acetato de Vinila

O EVA é obtido através do copolímero de etileno-acetato de vinila. A sua principal característica é a capacidade de ser flexível e resistente ao mesmo tempo. As suas características fazem do EVA um produto competitivo em relação a outros termoplásticos e alguns tipos de borrachas, sendo utilizado no segmento de calçados em compostos expansíveis e reticulados transformados por injeção e pressão. É aplicado em equipamentos de ginásio, brinquedos, brindes, solados de calçados, entre outros. Não é reciclável.

 

6. PS ou Poliestireno Cristal e de Alto Impacto

Resina do grupo dos termoplásticos, o Poliestireno é obtido através da polimerização do estireno. Por ser um material barato e frágil, é muito usado na prudução de produtos descartáveis ou que necessitem de alta transparência. O poliestireno convencional é popularmente conhecido como PS cristal. É aplicado em potes de embalagens em geral, tampas, copos descartáveis, brinquedos, etc.

 

7. ABS ou Acrilonitrila Butadieno Estireno

Por último, o ABSque é obtido através do copolímero de etileno-acetato de vinila. É um termoplástico desenvolvido para aplicações que necessitam de uma boa resistência ao impacto e um bom aspecto visual. É um dos plásticos mais indicados para a produção de carcaças de eletrodomésticos. Tem boa resistência mecânica, fácil moldabilidade, dureza. Por esta razão, é muito utilizado em carcaças de eletrodomésticos, capacetes e painéis automotivos.


Uma menção sobre o PET

Como vimos acima os plásticos são polímeros produzidos a partir de processos petroquímicos. O PET é um deles e, ao contrário, do que muitos pensam foi desenvolvido há mais de 70 anos. Por ser um material inerte, leve, resistente e transparente, passou a ser utilizado na produção de embalagens de bebidas e alimentos no início da década de 1980. Em 1985 cerca de 500 mil toneladas de vasilhames já tinham sido produzidos, apenas nos Estados Unidos.

 

Para saber a melhor opção de plástico para o seu produto, procure comparar as características específicas de cada tipo de plástico, para que se destina e sua usabilidade para determinado produto. A dureza do material, a maleabilidade, leveza, resistência e permeabilidade são algumas das principais características para se verificar ao fazer essa escolha.