Group 2 Created with Sketch.

Notícias

3 junho 2022

5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente - Como contribui a TUCAB para a Sustentabilidade Ambiental

Sendo a TUCAB uma empresa da Área dos Plásticos, como pode contribuir para a Sustentabilidade Ambiental?

Está a chegar o dia 5 de junho, no qual se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, que tem como objetivo conscientizar a população para a importância de preservar os recursos naturais.


Preservar o Meio Ambiente, é preservar vida e é essencial o contributo de todos para garantir o futuro do planeta.

Mas sendo a TUCAB uma empresa da Área dos Plásticos, como pode contribuir para a Sustentabilidade Ambiental?

A Preocupação Ambiental está intrínseca no ADN da TUCAB, por isso, damos o nosso contributo para a Sustentabilidade Ambiental através de práticas como:

 

  • Certificação ISO 14001 - Sistema de Gestão Ambiental

Em Portugal existiam a 31.12.2020, 1,316,000 empresas, das quais, em 2021, apenas 1.133 estão certificadas pela ISO 14001 – Norma da Gestão Ambiental e destas, apenas 44 são da área dos plásticos, sendo a Tucab uma dessas.

  • Reciclamos todos os desperdícios internos

Os desperdícios da TUCAB são reintroduzidos no seu processo produtivo em produtos que o permitam pela sua exigência e características. Os desperdícios que não conseguimos reintroduzir, são vendidos a recicladores de plástico, que por sua vez os vendem para outras aplicações

Saiba mais sobre como Reciclamos Desperdícios Internos AQUI

  • Compramos Matérias Primas Recuperadas

Compramos matérias-primas recuperadas, que reintroduzimos 100% no nosso processo produtivo. (Por exemplo, em 2020 comprámos mais de 50 toneladas). Para além disso, apresentamos aos nossos clientes soluções com base na economia circular, mais sustentáveis e amigas do ambiente, sensibilizando-os para colocar uma % de reciclado nos seus produtos, ou até mesmo adquirir produtos produzidos, unicamente, com matérias primas reutilizadas.

  • Reutilizamos as Bobines dos Filamentos para Impressão 3D

Na nossa marca de Filamentos para Impressão 3D, FIL3D®, motivamos os consumidores a procederem à devolução das bobines dos nossos filamentos, através de um desconto na compra de outros filamentos. Dessa forma, podemos reutilizar as bobines.

  • Integrámos o Projeto River SEA

O projeto River Sea, estudou os microplásticos na bacia do Rio Lis e as medidas a tomar para os reduzir ou até eliminar e como consequência deste projeto, a TUCAB instalou vários filtros, de forma a evitar que os microplásticos que produzimos vão parar à rede de águas pluviais, ficando assim retidos nos filtros, que são, posteriormente, removidos e levados para o lixo comum.

  • Criação do Projeto Fil2ndlife

Na impressão 3D são produzidos vários tipos de resíduos, sendo que, ainda não existia nenhum local que permitisse a sua separação e reintrodução, culminado inevitavelmente no seu envio para o lixo comum.

E a TUCAB, através da marca Fil3D®, criou este projeto que inclui uma caixa que se encontra em várias zonas do país, nos distribuidores da Marca FIL3D, com o objetivo de recolher os desperdícios da Impressão 3D.

Após a recolha, os desperdícios vão ser reciclados e reintroduzidos na produção dos filamentos, criando o novo produto “Fil2ndlife”.

Saiba mais sobre este projeto AQUI

  • As bobines da FIL3D® são feitas com plástico reciclado

As bobines utilizadas para o filamento para impressão 3D, são feitas, e certificadas, em como no mínimo 70 % da matéria-prima usada para o fabrico das bobines, é plástico reciclado.

Com estas práticas a TUCAB está a dar o seu contributo para a criação de soluções ambientais e estamos conscientes que o caminho da sustentabilidade é o caminho que todos temos que seguir. 

Atualmente, a temática dos plásticos é uma preocupação para o meio ambiente, e é nossa responsabilidade como fábrica de transformação de plásticos aplicar as melhores práticas ambientais.

 

Cuide hoje, que amanhã pode ser tarde!